Superando tentações para agradar a Deus


Texto Bíblico - Fil. 1:27-29 -
Todos nós sentimos um forte desejo de ter vitória em todas as áreas de nossa vida, mas sabemos que para isso é preciso reunir as forças necessárias para ganhar a luta que é travada diariamente contra nosso inimigo, o diabo. Um dos conselhos do apóstolo Paulo é “vivam de acordo com o evangelho de Cristo”. Para seguir esse conselho é preciso conhecer algo sobre o evangelho para poder vivê-lo. O outro conselho é “continuem firmes e unidos”. Conhecer o evangelho e ficar firmes e unidos no propósito de Deus para nós é o que pode nos ajudar a superar as tentações que querem nos derrubar da posição que Deus tem para nós. Mas, no verso 28 tem mais um conselho – “não tenham medo dos seus inimigos” e também “Porque é Deus quem dá a vitória a vocês”. Diante de tantas informações e motivações preciosas, temos apenas que nos lembrar de mais alguns conselhos, para que nossa vitória seja completa em nossa caminhada.

1. TENHA PRUDENCIA NA CAMINHADA - Ser prudente é agir com moderação, buscando evitar tudo o que acredita ser fonte de erro ou de dano. Existem pelo menos três conselhos para quem quer ser prudente no seu caminhar por este mundo:
a)- Cuidado com as armadilhas - Ef 6.11 - Armadilhas são situações bem disfarçadas que quando são descobertas já é tarde demais. Palavras e atitudes comuns ao mundo podem ser armadilhas para nós. Quanto mais lemos a Bíblia e temos comunhão com os irmãos, menos perigo corremos de cair nas armadilhas do inimigo. Quando temos dúvidas sobre se algo agrada ou não a Deus o melhor a fazer é buscar ajuda do Espírito Santo, ler a Palavra e se aconselhar com irmãos mais experientes.
b)- Cuidado com as ilusões - Ef 4.22 – a velha natureza, porque foi vítima por muito tempo das ilusões deste mundo, sempre vai querer voltar a governar nossa nova vida com Jesus. O que parece bom nem sempre é o melhor de Deus para nós. Por isso, é preciso sempre ter cuidado para não querer voltar às práticas pecaminosas de nosso passado.

c)- Cuidado com o leão que está solto - I Pe 5.8 – Leão solto e com fome, corre atrás de carne. O diabo está solto neste mundo, e o seu alvo é atacar os filhos de Deus. Por isso, nossas atitudes não podem cheirar a carnalidade, pois isso atrai o leão sobre nós. Crente carnal é alimento para o leão(diabo).

2 - SEJA SEPARADO NA CAMINHADA
. Renuncie ao mundanismo - Mc 4.19
Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera. Atitudes mundanas não deixam o Espírito Santo produzir os frutos de Gal. 5:22.
. Renuncie as carnalidades - 2 Co 10.4 – algumas fortalezas como idéias falsas, orgulho humano, pensamento humano não nos deixam caminhar dentro dos padrões que Deus tem para nós na nova vida. Essas carnalidades precisam ser renunciadas com nossa força de vontade. Nós é que decidimos que elas não nos comandam mais.

3. SEJA SUBMISSO NA CAMINHADA
. Busque a perfeição espiritual - Fp 3.12-15-
É bom lembrar que quando nascemos de novo começamos a crescer e estamos aprendendo coisas novas a cada dia. Não vamos acertar em tudo, mas cada dia deve ser uma nova oportunidade para crescer um pouco mais no amor e na obediência à Palavra de Deus. Um dia chegaremos lá.
. Busque o exercício espiritual - Sl 15.1-5 - Assim como o exercício físico traz benefícios para o corpo, também a prática de atitudes da nova vida nos tornaram melhores filhos de Deus e servos do Senhor aqui na terra.
. Busque a disciplina espiritual - Hb 12.4-8 – Uma das coisas boas que Deus faz conosco é nos aplicar a disciplina quando erramos. Portanto, se você tem sentido que Deus tem aplicado alguma disciplina em você, sinta-se feliz e cuidado pelo Pai. Nossos erros chamam a atenção do Pai. Mas podemos chamar sua atenção também pelos acertos. É muito bom ouvir – “servo bom e fiel, vou te recompensar”.

CONCLUSÃO: Devemos querer ter a mesma atitude do apóstolo Paulo em Filipenses 3:10 “Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição. Quero também tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte”. Se nosso desejo é este, o Espírito Santo que está em nós vai nos dar as condições para que isso aconteça em nossa vida. O Pai ficará alegre conosco e nossa vida será uma grande bênção para todos que estão ao nosso redor.